JOGOS DE EMPRESA

segunda-feira, 26 de abril de 2010


INTRODUÇÃO

Os jogos de empresas, primeiramente utilizados em universidades americanas na década de 60, têm se mostrado, a partir da década de 80, como uma alternativa didática altamente viável e muito utilizada no ensino superior brasileiro. Tal método, fortemente caracterizado pela aprendizagem vivencial, apresenta diversos elementos que complementam as técnicas de ensino tradicional. O caráter lúdico dos jogos somado ao ambiente fortemente participativo e centrado no educando, proporciona aos docentes uma possibilidade de aprendizagem satisfatória e efetiva.

OBJETIVO DO JOGOS DE EMPRESAS

O objetivo desta tarefa é criar um ambiente dinâmico e interativo com o intuito de auxiliar os métodos tradicionais de aprendizagem, tanto motivando alunos a pesquisas e fixação de conceitos, quanto auxiliando no treinamento e capacitação para tomada de decisões.

O QUE É JOGO DE EMPRESAS

É um tipo de simulação na qual se realiza um exercício de tomada de decisões, buscando sempre o treinamento sistemático de uma equipe ou conjunto de equipes, trabalhando a partir de um modelo de operação empresarial, no qual deve-se tomar decisões definidas como se estivessem dentro de um empresa real.

A função deste jogo nos dias atuais é um treinamento empresarial, ou seja, fazer com que o participante encontre as reais dificuldades no jogo, existentes na realidade. É considerada uma ótima ferramente de ensino, tendo como base modelos matemáticos que simulam o comportamento econômico, empresarial e organizacional.

O JOGO APLICADO À LOGÍSTICA

A informação, especialmente, na logística representa um recurso fundamental no processo decisório, afinal é nela que se vê a tal importância de se ter informações precisas e em tempo para a conservação de sistemas eficazes. Neste fato, é essencial o desenvolvimento de melhores sistemas capazes de manipular de forma adequada a informação nas organizações de modo que permita as tomadas de decisões atravé da tecnologia.

Atualmente, os jogos como ferramenta de apoio às decisões logísticas, tendem a evoluir mais em importância e a ocupar lugar de destaque junto a organizações na medida em que se dá condições estimulantes para ensinar, treinar e simular as decisões tanto gerenciais quanto operacionais. Estes jogos fazem com que o jogador vivencie e teste as condições simuladas da realidade, analisando, as consequências de suas escolhas. Com isso, cria-se a possibilidade de errar e voltar atrás - virtualmente, em um mercado competitivo que não aceita mais erros cometidos pelas empresas.

CONCLUSÃO

É fato notório que o impacto das mudanças no ambiente de negócios atinge a todos. A questão hoje é como desenvolver metodologias de inovação nas empresas que lidem com ameaças e antecipem oportunidades. Indo além, como transformar problemas e ameaças em oportunidades e como converter oportunidades em resultados sustentáveis no tempo. E esta necessidade depende essencialmente de educação gerencial.

O novo ambiente de negócios trabalha com clientes cada vez mais exigentes, de difícil fidelização onde relacionamentos prevalem sobre transações pontuais. Serviços ampliados, equilíbrio justo entre preço, qualidade e disponibilidade, concorrência difusa, garantia real pós-venda, confiança na marca e inovação para atender necessidades reais compõem o cenário. As chamadas vendas de emboscada com perspectiva imediatista começam a esgotar-se com o consumidor mais crítico e o cidadão mais consciente de seus direitos.

No espaço de educação permanente para a inovação gerencial posicionam-se os jogos de empresas ou business games. A ampliação das finalidades da metodologia é o aspecto inovador. Nos últimos dois anos houve expansão expressiva da metodologia do jogo de empresas. E a metodologia tem acompanhado e, por vezes, antecipado as novas exigências deste novo ambiente de negócios.

Para tempos turbulentos onde receitas prontas se tornam inaplicáveis ou fora de contexto em ritmo acelerado, a metodologia do jogo de empresas contribui via educação gerencial para reinventar negócios, produtos, serviços e processos de negócios. Como espaço de educação gerencial permite troca de experiências, enfrentamento de novos dilemas, tomada de decisões interligadas, avaliação rápida de consequências, necessidade de interação, busca de fidelização de clientes e analogias com o negócio real.

Fundir pensamento estratégico com o fazer com qualidade e com diferenciais é exercitado na metodologia. O jogo de empresas favorece o alargamento do conhecimento de mercado e de expectativas de clientes. Desenvolve uma percepção de conjunto do negócio com foco em integração de processos e em fatores críticos para os resultados.

A valorização de postura, atitude e da dimensão comportamental tem peso significativo hoje no ambiente corporativo. Não há dúvidas que simples conhecimento técnico é insuficiente para fazer as coisas irem para frente e alavancar carreiras.

Entretanto, o outro extremo é recair na armadilha da organização como um palco, um espaço de dramaturgia onde as percepções se sobrepõem aos próprios resultados. O jogo de empresas trabalha com uma premissa de equilíbrio entre desenvolvimento de habilidades gerenciais e avaliação concreta de gestão e resultados de negócio.

O equilíbrio se estende também para as situações de competição. Mais importante que competição pela competição, prêmios externos, número extenso de jogadas, é o formato da metodologia do pós-jogadas, pós-decisões. Um “feed-back” estruturado e consistente é crítico para obtenção de resultados efetivos. O “feed-back” parcial após cada jogada e o “feed-back” completo após a conclusão da última jogada conferem diferencial importante.

O “feed-back” se transformou em um daqueles momentos de saltos de aprendizagem. Quando trabalhado de modo objetivo, localizado e sobre indicadores de performance favorece a ampliação das habilidades gerenciais dos participantes. O “feed-back” pós-jogadas é o espaço que confere o valor especial a metodologia do jogo de empresas. É o instrumento que permite a um jogo de empresas ir além de uma simples competição e de um exercício gerencial puramente envolvente.

Neste momento em que as empresas se deparam com o desafio de crescer ou estagnar, inovar ou tornar-se obsoleto, o jogo de empresas se reinventa como metodologia geradora de oportunidades na esfera gerencial. Contribui para atualizar habilidades nos processos de gestão e reduzir riscos em tomada de decisões. Com uma especial combinação de leveza e densidade de conteúdo.

0 comentários:

Postar um comentário